terça-feira, 27 de agosto de 2013

6

ESPECIAL: Como sobreviver a um festival de rock!

Bom dia pessoal, tudo bem?

O post de hoje irá abordar um tema diferente... Estamos todos cientes que o Rock in Rio e o Monsters of Rock estão chegando \m/, portanto, achei que seria interessante escrever sobre o assunto.
Eu nunca havia ido a um show de rock até 2011, o meu primeiro foi o Rock in Rio. Posso dizer que é uma experiência ótima, lembro-me de na época ter pesquisado bastante sobre o assunto, principalmente em comunidades do Orkut (faz tempo hein gente? hauhauaha).
As informações foram boas, mas, faltaram algumas? Claro que faltaram, e a própria experiência me mostrou isso! Esse ano eu irei de novo ao festival o/ e já sei tudo o que devo ou não fazer. Tem muita gente que vai pela primeira vez e tem medo acontecer alguma coisa por lá, como passar mal e tal, por isso estou aqui dar minhas dicas preciosas <3

Vamos lá?!

Primeiro, se você mora razoavelmente longe do Rio de Janeiro e vai passar algumas horinhas no ônibus eu recomendo que leve um bom edredom juntamente com seu travesseiro. Para ir da minha cidade até o Rio demora pouco mais de 12 HORAS. É uma viagem bastante cansativa e monótona, e para piorar tudo, eu inventei de seguir os conselhos do meu irmão e não levei nada de essencial como:
  • Muda de roupa;
  • Edredom;
  • Travesseiro;
  • Blusa de frio!
Também acho que deveria ter levado algo para ouvir música (foi praticamente impossível de dormir ao som de 30 pessoas imitando o Axl Rose)... Então já é possível imaginar o quanto sofri naquela viagem ¬¬
Enfim, a pergunta que não quer calar é:

DEVO LEVAR MOCHILA? DEIXO ELA NO ÔNIBUS ANTES DE IR PARA O SHOW? 

Eu levei uma dessas "sacolas":
PS: Odeio o Slash, minha mãe comprou essa sacola pensando que eu gostava dele... #FAIL

Não deixei ela no ônibus, achei melhor levá-la comigo já que meus alimentos estavam nela. Vi umas dicas para não ser roubada, onde as pessoas diziam que usar a mochila na frente do corpo era mais seguro, e foi o que fiz:
 PS²: Borrei o rosto do pessoal na foto para proteger a privacidade deles :B

O bom dessa sacola é que armazena muita coisa sem ficar pesada, além dela não possuir fecho com zíper, algo que é mais seguro. Nela eu coloquei: minha câmera (tem que ser compacta, senão eles não te deixam entrar), alimentos, balas, energético, garrafa de água etc.

Sobre os alimentos que eu levei:

Fonte da imagem: Google Imagens.
Minha mãe acabou comprando todos os tipos de bolacha/biscoito existentes, tanto de doce quanto de sal! Levamos alguns sanduíches de presunto e muçarela, mas comemos na viagem... Aliás, nos não almoçamos no caminho, comemos no máximo um croissant nesses postinhos de parada obrigatória, acho que um arroz com feijão nos deixaria muito pesadas! Como não almoçamos, compensamos nos biscoitos, pães e frutas, levamos muitas maçãs e bananas, mas elas acabaram durante a viagem (ainda bem, seria horrível levá-las para o show haha).
Sobre as garrafas, não é possível entrar com garrafas tampadas/fechadas, mesmo de plástico (malditas normas de segurança ¬¬). Bobinha, eu acabei jogando as tampinhas delas fora, mas aconselho escondê-las em algum lugar, nem que seja no sutiã hahahaha foradalei porque eles revistam a bolsa... Para quem não está afim de levar comida, lá na Cidade do Rock tem praça de alimentação (tem uma rede de fast food mas não lembro qual era).

Guardamos os documentos em algo parecido com isso:
Fonte da imagem: Google Imagens.
Esse guarda documentos foi feito para ser usado na cintura, é ótimo para se proteger contra roubos. No caso das roupas, eu volto a recomendar que vocês levem uma muda de roupa para que possam se trocar antes de chegar no Rio, os ônibus param em um postinho perto de lá, algo que permite que a nós "mulieres" dar um up no visual.

Roupas, calçados e acessórios que não aconselho a usar:
  • Bandana: A minha caiu quando comecei a pular curtir o show, por sorte consegui pegá-la no ar e guardá-la no sutiã hauhauhauah;
  • All Star: Fui com ele e voltei sem sentir meus pés, minha mãe foi usando um tênis de praticar esportes e sentiu menos dor que eu. Tem gente que gosta de usar All Star para ir em festivais, mas eu não curti não;
  • Calça Jeans: Ficar mais de 12 HORAS em pé vendo sua banda favorita e sofrendo com uma calça apertada não rola! Dizem as más-línguas, que usar calças muito apertadas faz mal, portanto, use calças jeans mais larguinhas ou leggings;
  • Brincos, colares e pulseiras? Nem pensar! Use no máximo um cinto rock n' roll. Levar óculos de sol também é legal, mas lembre-se de guardá-lo antes dos shows começarem (tome cuidado para não perdê-lo)! 
  • Meia-calça, corselet, e outros: Se você não tem medo de estragar a meia-calça, pode ir sossegada, agora sobre o corselet e outras peças "sensuais", eu aconselho a usar algo que seja bem "firme", porque tem uns carinhas meio "safadinhos" por lá, ok?! Mas não precisa ficar com medo, o pessoal de lá é muito gente fina, super educado, só que os homens não vão perder a oportunidade de flertar com as "gatas". haha 
* Ainda falando sobre as roupas, eu não aconselharia que vocês fossem com roupas muito novas, porque nos intervalos dos shows o pessoal costuma sentar no chão e tal. A sujeira de lá é tensa de sair, então, escolham bem suas roupinhas!
Voltando aos calçados, outro tipo que podemos considerar utilizável, é um coturno:
Fonte da imagem: Google Imagens.
O bom de um coturno é que além de ser confortável, ele te protege contra a chuva, o frio e os pisões que você irá sofrer! Falando em chuva, não esqueça sua capa, maaaaas não leve uma como essa:
Fonte da imagem: Google Imagens.
Então... 
...Enfim, dei muita sorte de achar duas capas de chuva no chão o/ CHUPA VENDEDORES! Tenho certeza de que eu não teria curtido tanto o festival se estivesse passando frio.
Falando em vendedores, acho que a capa de chuva custava R$ 10, e o copo d'água R$ 3. Ainda falando sobre gastos, eu não consegui entrar na lojinha oficial que havia por lá, estava lotada, impossível de entrar lá dentro. Mas, fora da Cidade do Rock tem ambulantes vendendo camisetas e bandeiras especiais por R$ 10 e chaveiros por R$ 2.

Agora, a parte final porém não menos importante, A HORA DAS APRESENTAÇÕES:
No dia em que fui, agradeci a Jesus por ter muita gente a minha volta, porque estava muito frio! Mas, é complicado, tem show de bandas mais pesadas e tal, que é quase impossível ficar perto do palco sem morrer sufocado com o pessoal pulando na gente. A única solução era ir lá para bem longe do palco e ficar perto de quem foi só para fumar maconha. ¬¬'

De qualquer maneira, nas horas de aperto no meio da multidão, o meu grande salvador foi:
Fonte da imagem: Google Imagens.
Isso mesmo! Quem diria que uma balinha refrescante ajudaria?! Sério, eu levei umas dez embalagens, aí na hora do sufoco eu enfiava logo umas três balas na boca e puxava o ar por ela mesma, ahhhhhhhhhh, que sensação boa! Era isso ou desmaiar! Viva ao Halls o/.
Ainda sobre a parte do show, para finalizar, eu gostaria de voltar a falar sobre as câmeras (que todos levam, ninguém é besta né?!).
Lembre-se de levar sua câmera com a bateria cheia, deixe ela no carregador durante uma noite (por segurança). Não se esqueça de esvaziar o cartão de memória, grave as fotos em um cd ou algo do tipo, senão você correrá o risco de não conseguir registrar a apresentação da banda mais fodástica da noite (que geralmente é a última a se apresentar).
Nem todos têm dinheiro para comprar uma case à prova d'água, mas para quem tem condições, eu aconselho que compre. Eu consegui queimar o microfone da minha câmera só por tirar fotos debaixo da chuva. =(

E não se esqueça de amarrar o cordão da câmera no pulso! Assim fica mais difícil de ser assaltado ou deixar ela cair! Eu amarrei mais ou menos assim:

Bom, acho que é isso, estão aí todas as dicas, não deixem de seguí-las! Elas facilitam e muito nossa experiência, proporcionando boas lembranças!

* Não deixe de comer e se hidratar durante a troca de bandas. Dê ao menos uma "beliscada" em algum docinho que você levar! Melhor isso do que desmaiar e perder apresentação da sua banda favorita, certo?! Festivais são muito mais longos e muito mais cansativos que shows simples, portanto, os cuidados devem ser redobrados!

UPDATE: 
Segundo um amigo do "Facebug", na questão sobre levar bolsa, existe um guarda volumes gratuito na Rock Street. As únicas exigências são que a pessoa possua qualquer tipo de conta no Itaú e apresente o cartão da conta junto com RG. Se alguém ainda ficou com dúvidas, o site da Multishow explica o que pode e o que não pode levar no Rock in Rio. Não encontrei nada sobre o Monsters of Rock, mas na dúvida, basta seguir as mesmas recomendações do RIR

Nos sites oficiais dos festivais é possível encontrar mapas e informativos sobre perguntas frequentes:

Um abraço e bom festival para vocês! Quem não puder ir, #FikDik para algum amigo ou uma próxima oportunidade!

:)

6 comentários:

  1. Adorei seu post! UEHUEHUE ri demais com a capa amarela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada <3 uahuahauhau apesar dele ser o Axl, a gente tem que ser sincera né amiga!

      Excluir
  2. Aqui no sul tem um festival chamado Planeta Atlântida, eu fui uma vez e o festival é muito bom, mas por mais preparada que estivesse (ou achava que estava), eu fui assaltada.

    Isso que eu nem fui de bolsa ou mochila, guardamos tudo numa pochete bem pequena, mas não adiantou.

    http://www.dicasdebolso.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ouvi falar sobre esse festival! Que horror hein! É foda, tem sempre alguém para estragar a festa... Adorei seu blog, já tinha visto ele antes, acho que você entende muito de maquiagem! Continue assim :*

      Excluir
    2. Obrigada! Teu blog também é show!

      Excluir
    3. Obrigada, fiquei muito feliz por você ter gostado =D

      Excluir